quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dica de Banda nº 001: Grand Funk Railroad.

Grand Funk Railroad

Pessoal, essa é uma das minhas bandas favoritas. Eles tem desde sons pesados (hard rock), ate os mais lentos que não deixam de ser o bom rock n' roll. Abaixo seguem os links para download dos albuns (coloquei os melhores):





Ai vai a história dos caras:

O Grand Funk Railoroad começou em 1964, na cidade de Flint, Michigan, nos EUA. Quatro amigos formaram uma banda chamada Jazzmasters. Porém, ao contrario do que seu nome diz, não tocavam jazz, e sim um estrondoso hard rock. os integrantes originais foram Mark Farner (guitarra e vocal); Don Brewer (bateria e vocal); Craig Frost (órgão e piano) e Don Lester (baixo elétrico).
No inicio, costumavam tocar em clubes e escolas da cidade, até que em 1967, Terry Knight, um cara um ano mais velho do que os integrantes da banda, assistiu a um show deles. Terry, ja havia trabalhado em uma emissora em Detroit, e tido seu proprio programa na radio local. Mas no momento, ele estava desempregrado, buscando uma banda para tornar-se vocalista. A banda teve uma reunião com ele, e então, nasce Terry Knigh & The Pack.
Tudo o que conseguiram após isso, foi um pequeno contrato com uma gravadora "Cameo/Parkway", da cidade. Embora essa mesma gravadora ja tivesse lançado grandes artistas, como Chubby Cheker e Dee Dee Sharp, Terry achava que o som de sua banda era proximo ao dos Rolling Stones. A banda fez sucesso na região, com sua fama chegando a região de Detroit.
No inicio de 68, eles se separam, mas nenhum deles decolou. No final de 68, o The Pack e Terry se reecontram ( cada um conta sua historia de como foi), e no Pack sobraram apenas Mark Farner e Don Brewer. O grupo estava sem baixista e gravadora, então Terry correu para tentar consertar isso.
Dessa vez deu tudo certo, um antigo amigo de Don, Mel Schacher, que ja havia feito sucesso com "96 Tears", se juntou a banda, e eles fizeram um contrato de seis meses com a gravadora Capitol. Terry havia desistido de ser cantor, mas tornou-se empresario do novo trio a partir de 69. Esse trio agora chama-se Grand Funk Railroad.
Com o nome inspirado na estrada de ferro Grand Trunk Western, de Flint, dois fatores ajudaram o Grand Funk: a separação dos Beatles, que deixaram as gravadoras afoitas por novas bandas promissoras, e sua participação no Festival de Altamont. Com a guerra do Vietnan, que se prolongava cada vez mais, e cada vez mais roubava vidas de jovens convocados para a guerra, o Grand Funk firmou-se como uma banda de letras contestadoras, pacifistas e seu rock ao mesmo tempo rebelde, inovador, harmônico e agressivo para a época, ou seja, os jovens da época se viam espelhados na banda.
Ocorreram duas apresentações em lugares pequenos, para que Terry Knight pudesse acertar o som do grupo, ajeitar o tom da apresentação e, a partir daí, criou um novo estilo e atitude para a banda em palco. Assim, o novo e cheio de energia Grand Funk fez sua estréia oficial, em 4 de julho de 1969, no Atlanta Pop Festival, tocando para 180 mil pessoas de graça. Apesar de não ganharem cache, ganharam coisa muito melhor, roubaram a cena de outras bandas mais conhecidas, tornando-se da noite para o dia os preferidos da nova geração.
A revelia dos criticos, acostumados a baladas bem comportadas, e guiados por Terry, melhoravam com as criticas, aperfeiçoando-se no dia-a-dia e acaba por tornar-se um gigantesco sucesso de vendas e público. Por cima das criticas e brigas com a imprensa, o Grand Funk segue batendo todos os recordes com discos de ouro e de platina a cada LP de vinil lançado. Em 71, batem os Beatles vendendo a lotação completa do Shea Stadium de New York (12 mil lugares) em apenas 72 horas. Mel Schacher declara serem totalmente contra as drogas, dizendo que não precisam de mais nada além de sua adrenalina no palco.
Em 71 o Grand Funk chega ao seu auge, com seus rostos pintados em um enorme out-door sobre a Times Square, as radios ainda não tocam seus discos, e os jornaios os ignoram, mas mesmo assim, continuam lotando estadios.
No inicio de 72, Knight descobre que John Eastman, advogado e cunhado de Paul McCartney era o novo administrador da banda e que sua aliança com a Grand Funk Railroad Enterprises, acabara por causa de seus abusos nas finanças do grupo tres meses antes de findar o seu contrato.
O primeiro albúm sem Terry se chama Phoenix ( em alusão ao passaro que renasce das cinzas), e caindo mais para o instrumental, traz a novidade da volta de Craig Frost, pianista do The Pack. O feeling do album era "mais para baixo do que para cima", ao contrario do que esperavam. Sua aceitação foi mais lenta, mas ele acabou por ganhar também seu disco de ouro e sua fama.
Com seu próximo albúm, We're An American Band, tendendo mais para um rock mais solto, eles conseguem a admiração de todos os públicos, suas musicas passam a ser tocadas em radios, e tem boa critica. Por causa da era "Disco", que estava por vir, e tendo mudado o estilo da banda (do som pesado e instrumental de Terry para um rock mais "normal") eles começam a decair como banda de rock.
Apesar de terem desviado do estilo que marcou como Grand Funk (algo que uma banda que pretende permanecer através do tempo não deve fazer), eles fariam em seguida sua turne mais bem produzida, com filmes em retroprojeção, canhões de luz, spot-lights compondo a bandeira Americana, chuvas de chapéus do tio Sam e etc..
Mais comerciais e mais americanos, não são mais os jovens contestadores e nem três caras que lutam contra a midia, com seu novo empresario Andy Cavaliere, o Grand Funk volta a ganhar discos de ouro e platina, agora com milhões de dólares e de público, seus críticos agora aplaudem esta fase do grupo e passam a apreciar sua habilidade com o rock convecional que fazem sem Terry.
No fim das batalhas juridicas contra Terry (em que um acabou tendo que pagar valores similares ao outro), eles disse: "Eles foram tolos! Poderiam ter sido clássicos, eternos, com seu próprio estilo. Mas não quiseram, cismaram em ser sérios e importantes homens de negócio, transformando a banda numa empresa, ao invés de serem apenas artistas e músicos e aperfeiçoar seu trabalho, por isso puseram tudo que tinhamos a perder."
Com o estilo de Terry, ou seu estilo convencional, o Grand Funk Railroad fez um sucesso gigante, com musicas excepcionais, e com certeza merece ser respeitado como uma das boas bandas de rock que já houveram.

Por: Filipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário